sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

#014# - Atualização patrimonial - dez/21: R$ 249. 761,64 (+R$ 22.959, ou + 10,1 %) . Início posição em HASH11e RBGS11.

          Caros amigos, 

      Cá estamos nós para a atualização mensal da carteira. Surpreendentemente, houve uma grande evolução patrimonial este mês, em decorrência da recuperação dos FIIs - entretanto, considerarei, neste blog, o dia de hoje como ponto de partida. 


         Pouco a pouco as informações ganharão em elaboração, fiquem atentos! 

        Comecemos pelos dividendos. O foco de minha carteira NÃO é dividendos. Otávio Paranhos me convenceu de que ELES NÃO SÃO IMPORTANTES quando pensamos em uma carteira para aposentadoria, que é o meu objetivo final. Esta foi uma das razões que me levaram a migrar minha carteira para fundos irlandeses, de acumulação (não distribuem, acumulam no principal). Da mesma forma, tenho ETFS de ações (PIBB11 e SMALL11), que também não distribuem. 

           De qualquer maneira, ver o dinheiro "pingando" na conta mensalmente é alentador! 

          Conforme vocês podem  verificar abaixo, recebi R$ 197,44 em alugueis de FII  e R$ 80,07 em dividendos/JCP de ações na BOVESPA no mês de dezembro, o que significa um total de R$ 277,51.                               



           Na carteira do exterior, tenho SLYV (SPDR S&P 600 Small Cap Value ETF), único que distribui dividendos aqui. A "bolada", neste caso, foi de US$ 35,09. Os dividendos deste ETF são trimestrais. 
                   
             Portanto, sendo mais "preciosista", e multiplicando pela cotação do dólar ao final do mês, o total ficaria assim:






1- Renda Fixa - R$ 34.000,00 (aproximados, pois ainda falta verificar uma conta cuja senha esqueci). 

                  Nesta categoria, tenho alguns reais distribuídos em várias contas (Nubank, Picpay, 99, Inter, C6, e por aí vai). Nem considero isso investimento, mas reserva de emergência (que ainda está muito aquém do necessário, diga-se de passagem) e para pagar as contas do cotidiano. Gosto do Nubank e do Picpay porque remuneram automaticamente o capital parado, sem burocracia.  Destaque para o 99 - está pagando um ótimo rendimento para valores até R$ 5.000 - vale muito a pena! 

2-Fundos Imobiliários - R$ 32.585,82, assim distribuídos:

                               



                    Iniciei uma posição modestíssima em RBGS11, que acabou sendo incorporado por outro fundo maior. Não gosto disso, mas executou apenas três cotas. Paciência. 


3-Bovespa - R$ 11.628.95, assim distribuídos:




4-Bovespa - criptomedas - ETF - R$ 204,00

                    Iniciei posição também em HASH11, ETF de criptomoedas. Posição meramente especulativa. Não quero que todo mundo fique rico e eu fique de fora da manada! Plano: todos os meses comprar quatro cotas, num dia fixo, ainda a escolher. 

                 


                       
5-Carteira do exterior - US$ 21.897,48 em ETFs, US$8.751,00 em "cash". 



                    Antes de mais nada, estou postando o gráfico de minhas remessas ao exteior pela corretora atual, TSG - Trade Station Global. Conforme explicarei posteriormente, inicei meus investimentos no exterior pela Passfolio, e depois migrei tudo para a TSG. No futuro, postarei os primeiros investimentos através da Passfolio, e a transição para a atual corretora, 

                     Passei a maior parte do ano "no vermelho", no que se refere à cotação do dólar, mas no final das contas, cheguei praticamente ao zero a zero. 
 
                     A estratégia atual é transferir todo dia x do mês R$ 3k, não importa a cotação. E, obviamente, torcer pelo dólar baixo, para aumentar o poder de investimentos. 




Preço médio do dólar na minha carteira no exterior (incluindo custos): R$ 5,53

                  Cotação atual do dólarR$ 5,57

                  Variação (ganhos cambiais) : 0,72% 





Assim está minha carteira no exterior:






Resultado final:  patrimônio de R$ 249.761,64, ou US$ 4.4840,51. 


   Resumindo: 



Algumas considerações:

    Os meses de janeiro, abril e julho e outubro tendem a ser os piores  - é quando há o pagamento dos impostos trimestrais da minha empresa (recebo como PJ grande parte do salário). 

    Janeiro vem com tudo, com IPVA, aumento da escola de um dos filhos, que ficará em tempo integral, o outro entrará na escolinha..... já estou me mexendo para encontrar mais fontes de renda. 
 
     Dei bem mais plantões em novembro, o que fortaleceu as entradas de dezembro. 


E aí, o que acharam ?

Tiveram um bom desempenho neste último mês do ano ?

Abraços, 

         40invest




                                                       

6 comentários:

  1. Bom dia 40invest! Interessante seu caminho no exterior de PASSFOLIO para GTS. Também passei por esse caminho (Só que mantive os ativos que tinha na Passfolio e iniciei na GTS com os ETFs irlandeses). Ano passado migrei minha conta GTS para a IB diretamente, pois assim economizo no preço das ordens... dá uma olhada se não vale a pena pra você(o processo é muito simples com um formulário apenas e nada muda na conta). No mais, interessante a sua carteira! Bem internacional!Feliz ano novo e boa sorte nos investimentos! Gosto muito do Otávio Paranhos também, mas apesar concordar com ele sobre dividendos, por outro lado é muito mais tranquilo e reconfortante (pelo menos pra mim) focar em renda ao invés de patrimônio. Por este motivo estou focando em FIIs (pelo menos até essa subida do fim do ano). A vantagem de estar tão no exterior é que você não vai sofrer tanto esse ano com eleição...rsrs
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VVI!
      Feliz 2022, sucesso na vida, viagens e investimentos!
      Migrar da TSG para IB não vale a pena pra mim, uma vez que mensalmente faço apenas 1 compra, alternando entre os ETF que já possuo. Estou até cogitando, a partir de junho, fazer apenas uma compra BIMESTRAL. Estou cada vez mais convencido de que não temos o poder de prever o deslocamento do mercado, e que não vale a pena "brincar" de acertar, principalmente em ETFs.
      Com relação à eleição, será dureza... o lado ruim é que provavelmente o dólar vai subir e ficará mais caro fazer os aportes. Mas paciência. Como diriam os franceses, "c´est la vie"....
      Um grande abraço!

      Excluir
  2. 40,

    Muito interessante seu relato sobre a experiência com corretoras estrangeiras. Hoje uso a Avenue simplesmente pelo "medo" de ter algum problema e não conseguir resolver por conta da comunicação em inglês. Você já passou por algum problema que precisou usar o suporte delas?

    Muito bacana esse gráfico sobre o preço médio as remessas em dólar.

    Sobre HASH11 já tive em carteira, mas acabei me desfazendo e com prejuízo. Ainda sou da opinião de que criptos são apenas uma ideia criada do nada e sem valor real algum, muitos argumentos que o mesmo vale para o dinheiro, mas o dinheiro pelo menos usamos como meio de troca e não vejo as criptomoedas se popularizando como instrumento de troca entre as pessoas, na verdade é apenas usada para fins especulativos de investimento.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poupador do Interior!
      Lembrei-me agora do meu professor de matemática da infância, dizendo que é no interior que se constroem as grandes fortunas!

      Vou dizer a verdade - medo maior tenho do nosso Bostil.

      Tenho certa dificuldades para conversações em inglês de temas técnicos (como investimentos), mas é até um incentivo para que eu estude mais. Já entrei em contato com eles algumas vezes, e não houve tanto problema assim. Deixei minha mulher e contador cientes de tais investimentos, em caso de meu falecimento. Mas, sem dúvida, essa questão, bem como inventário, tem que ser pensadas. Você tem todo razão.

      Não tenho muitas expectativas com HASH11. Seria, por assim dizer, uma "aposta em loteria".

      O lado bom (estou sempre procurando lado bom em tudo, como Poliana) é que seria mais fácil psicologicamente torrar tudo, em uma alta desenfreada do mercado de bitcoins. Quando é um ativo real, fico pensando sempre se não seria melhor manter e aguardar valorizar mais um pouco.

      Um grande abraço, sucesso!

      Excluir
  3. Falaa 40invest!!

    Tenho interesse em começar a investir em FII, porém não tenho tempo e segurança para fazer a análise de quais os melhores ativos nesse seguimento, minha curiosidade é se você assina alguma casa de análise para investir com mais segurança.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jiraya! Não assino, não acho que valha a pena gastar dinheiro nisso.
    Comecei a investir em FIIs há quase dez anos, quando as informações eram muito precárias.
    Acho que a melhor maneira é ir estudando sobre o assunto, e investir, sempre aos poucos.
    A isenção de corretagem permite pequenos erros... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir

Escreva o quer na telha

#018# - Curtinhas da semana. Susto com passagens aéreas. Rescaldo da festinha de aniversário. Impressões do Honda Fit. Ranking da finansfera. Renda Fixa.

    Caros amigos,                  De volta à labuta, com as curtinhas da semana.      Saiu o Ranking da Finansfera Dezembro/2021, do amigo ...

Mais visitados