quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

#015# Curtinhas da semana - aeroporto-viagem-Um pouco sobre minha carteira global.


     Caros amigos, 

        Aqui vão as curtinhas da semana - a primeira do ano! 

            1 - Dia primeiro de janeiro, a família toda (mulher, dois filhos e bagagens) sai com destino ao aeroporto, e perdemos o voo, devido ao atraso (minha mulher é muito detalhista com as malas e  cuidados com a casa, e por esta e outras circunstâncias nos atrasamos).  

          Já começo o ano na merda, PQP. E pagando R$ 750 reais para remarcar as passagens, fora dois táxis (ida e volta ao aeroporto). E o voo, que era direto, passou a ter escala.... com crianças no colo, que alegria, digo, que chateação.             

     

                                          Começo o ano literalmente queimando dinheiro....

                                          

       2-  Na fila de embarque prioritário (temos um bebê de colo), apenas dois atendentes, e as "prioridades das prioridade" (agora existe esta categoria, para maiores de 80 anos, é mole?)  sempre passando à nossa frente. O primeiro foi um senhor que deveria ser mais saudável do que eu, de tênis, calça jeans, chapéu de palha (estilo turista com destino ao Nordeste, sabe: No mínimo, iria pegar umas novinhas por lá). Lembrei de minha tia, que trabalhava no Banco do Brasil, quando começaram os atendimentos preferenciais, e que dizia assim: "os mais novos deveriam ter prioridade, já que têm que trabalhar, estudar, cuidar da família".... rs. 

                   

                                                             Imagem da Internet

        3. Ajudo uma gostosa a colocar três malas pesadas na balança do check-in e nem um obrigado recebo. Aprende, 40invest! 

       4. E por falhar em velho, como eu odeio o José Sarney! Aquela anta/múmia, além de fazer o que fez nos anos 80,  foi responsável pela reforma ortográfica que, dentre outras alterações, mudou "vôo" para "voo", acabou com as acentos diferenciais, trema.... 

        5. Após dois anos longe, algumas crianças da família já se tornaram  adolescentes, e aflora a sensação de estar ficando velho. Tomara que chegue aos 80 anos como o tiozinho do aeroporto. E, se estiver casado ainda, sem vontade de comer as novinhas.... rs

            Mudando de assunto, um pouco sobre minha carteira global.

            No início deste ano, decidi que a maior parte de minha carteira ficaria no exterior, como forma de evitar a inexorável desvalorização do real. Sempre ficava muito angustiado em ver o aumento do custo de vida, e como nossa moeda vem perdendo em relação a outras. Foi quando descobri os videos do Otavio Paranhos e resolvi me aventurar. 

             Fiz vários aportes ao longo do ano, de dinheiro que estava em outras aplicações, inclusive previdência privada. Depois disso, estipulei como meta fazer aportes de, pelo menos, R$ 3mil reais mensais, e a cada mês tenho aplicado, em sequência, nos seis ETFs de minha carteira.       

             Uma ferramenta bem interessante da TSG é a possibilidade de fazer uma estimativa de sua carteira. Por exemplo, em que países o dinheiro está investido, em que proporção? Em que moedas? Qual a participação relativa de cada empresa? 

                    Vejam a minha carteira global (maiores posições). No início, concentrei meus investimentos em mercados emergentes, razão pela qual esta é a distribuição atual. 



                               A maior parte ainda está em cash, para aportes graduais.


      Quer saber em que países o dinheiro está investido? É pra já !




                        Abaixo, o desempenho de minha carteira, desde o início (há um ano). Observem que meu desempenho  foi o "lanterninha" dentre os indexadores abaixo. Qual a minha preocupação? NENHUMA. É uma maratona, não uma corrida de 100 metros. 


            

    Um grande abraço a todos!!!


    





 



3 comentários:

  1. Bom dia 40invest! Kkk Sofro também com os atrasos da patroa...por sorte ainda não perdi nenhum vôo (ou voo não é mesmo?) por causa dela (já quase perdi vários). Investir fora é sem dúvida uma necessidade atual, só não tenho coragem de jogar a maior parte dos recursos pra fora (fico em 25%). Mercados seguem ciclos e tenho receio de mudanças tributárias nos países onde aplico (EUA e Irlanda) me gerarem alguma dor de cabeça...rsrs Grande abraço e espero que tenha um melhor início de ano a partir de agora!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu detesto me atrasar para compromissos e não suporto gente que se atrasa. Se eu fosse você teria tremido de ódio ao perceber que ia perder o voo kkkkkkk


    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  3. Fala 40, no brasil vc n possui nada? estratégia interessante, não tinha visto ngn na bloggosfera com 100% fora, abs!!

    ResponderExcluir

Escreva o quer na telha

#018# - Curtinhas da semana. Susto com passagens aéreas. Rescaldo da festinha de aniversário. Impressões do Honda Fit. Ranking da finansfera. Renda Fixa.

    Caros amigos,                  De volta à labuta, com as curtinhas da semana.      Saiu o Ranking da Finansfera Dezembro/2021, do amigo ...

Mais visitados