sábado, 11 de dezembro de 2021

#003# - Minhas origens

 


                       

            
           Cresci em uma família de classe média. Meu pai era comerciante e minha mãe, funcionária pública. Ele sempre foi muito desorganizado com suas finanças pessoais, e durante os primeiros anos de minha infância, vivemos um período de relativa abundância, que foi minguando ano a ano.  Mas nunca passamos por privações propriamente ditas. 

           Nos anos de "fartura", por influência de meu avô, meu pai comprou alguns imóveis na nossa cidade, que garantiram renda perene. Minha mãe, embora sem educação financeira formal, tinha pulso firme para administrar a rotina da casa com sabedoria. Hoje tenho a plena consciência de que, caso ela faltasse, teria sido o CAOS. 

             E foi exatamente vendo como meu pai NÃO  sabia administrar dinheiro que, desde cedo, passei a me interessar pelo assunto, e a prometer a mim mesmo que JAMAIS  repetiria os mesmos erros. 

             Vocês verão, entretanto, que a prática  foi muito diferente da teoria. 

             Meus irmãos e eu estudamos todos em escola particular. Sempre fui um aluno esforçado, tirava as melhores nota da minha escola, pois sabia que, pela minha timidez, não teria outra forma de prosperar. Fui bolsista por vários anos, em razão do meu desempenho. Cursei o ensino médio na capital de meu estado, e fui aprovado para o vestibular de Medicina de uma universidade pública, na primeira tentativa. Por que escolhi este curso, se na minha família não havia ninguém da área ? Por imaginar que seria a profissão que me traria conforto financeiro. 

             A primeira etapa estava concluída. 

   


2 comentários:

  1. Boa noite 40! Acho interessante essa característica dos seguidores do FIRE... Geralmente de classe média, bons alunos,oriundos de universidade pública e com bons empregos. Normalmente viram algum familiar passando aperto com dinheiro e no final decidiram que não queriam ser assim... A maioria segue uma estória similar...rsrs
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá VVI!

    É por aí.... ou você repete os erros, ou tenta fazer diferente.
    Eu tentei fazer diferente, mas hoje me sinto um tanto quanto frustrado, conforme irei detalhar adiante.
    Bem interessante seu blog, adicionei entre meus favoritos!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Escreva o quer na telha

#018# - Curtinhas da semana. Susto com passagens aéreas. Rescaldo da festinha de aniversário. Impressões do Honda Fit. Ranking da finansfera. Renda Fixa.

    Caros amigos,                  De volta à labuta, com as curtinhas da semana.      Saiu o Ranking da Finansfera Dezembro/2021, do amigo ...

Mais visitados