segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

#016# - Primeira semana de férias. O "novo carro velho", ou "velho carro novo".

 Caros amigos, 

        Estou curtindo as férias em família (pais), distante de onde moro. 

        Entretanto, não pude deixar de aproveitar uma "oportunidade". 

       Seguinte: minha mãe tem um carro ano 2007, que na verdade está em nome da mãe dela (para fazer jus à isenção de imposto para PCD), já falecida, porém o inventário não foi concluído, pela dificuldade em juntar alguns documentos (e falta de ação da minha mãe e tios, verdade seja dita). Tal carro estava praticamente parado, até cheirando mal, exposto ao sol, e não pode ser vendido até a regularização do inventário. Mas é um HONDA FIT, e com apenas 40 mil quilômetros rodados. Planejando trocar de carro em breve, ela nos ofereceu o possante. 

      Antes disso tudo acontecer, eu já estava de olho no Corolla de minha sogra, ano 2011, 60 mil km. Mas, quando olhei o preço de Tabela FIPE dele (R$ 50k), desanimei. 


                                Honda FIT parecido. Relíquia? Presente de grego? 

        Não pude deixar de aceitar o Fit. Mesmo sabendo o quão dispendioso um segundo carro pode ser, meu cálculo é seguinte: 

              1. É um carro extremamente econômico e robusto, com baixíssima quilometragem; 

        2. Está saindo "de graça" (paguei agora menos de R$ 500 pelo IPVA, R$300 por dois licenciamentos atrasados, e vou orçar o transporte em cegonha - que calculo que vá sair entre R$ 1,5 e 2k. 

         3. No estado onde está registrado, veículos com mais de 15 anos têm isenção de IPVA (portanto, este foi o último ano de cobrança). 

         4. Não precisarei mais ir de Uber aos plantões (aos fins de semana, me desloco 22 km para dar plantões, e normalmente vou e volto de Uber).  

         5. Será uma maneira de transportar objetos potencialmente danosos à pintura do meu carro mais novo (por exemplo, bicicletas das crianças - tenho maior ciúme dele), bem como enfrentar estradas mais rústicas, quando necessário. 

          6. Eu adoro carros! E tenho duas vagas de garagem no condomínio. 

           Não pretendo fazer grande investimento nele (apresenta arranhões na pintura, porta-luvas, e por aí vai). Amanhã vou colocar sensor de estacionamento traseiro (já me acostumei com esta geringonça, melhor do que câmera de ré), consertar o ar-condicionado (o ventilador só funciona no nível 4, vê se pode). Também trocarei as calotas, que estão bastante arranhadas. Farei um seguro para cobrir apenas terceiros, se for possível. E as revisões básicas (troca de óleo, filtros, etc.). 

           Vou contando pra vocês minha experiência com o carrinho. E verificar se ele é, de fato, um "tanque de guerra", inquebrável, como falam. 


Honda Fit x Tanque de guerra: quem aguenta mais? Façam suas apostas!


                      E vocês, quais carros possuem? Alguma esperiência legal para relatar? Gostam de carros, ou os vêem apenas como meios de transporte?


                    Abraços, 

                               40invest.




   


   


           



 

 

      

    

       

    

   

4 comentários:

  1. eae 40invest!

    Dizem que esse carro é bom e raramente da defeito, ainda tem a vantagem de isenção de IPVA 😂

    parabens pela aquisição e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBrigado, Jiraya! Na verdade, não dá pra dizer que foi uma aquisição, mas sim uma apropriação! Rs

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa noite 40invest! Só sendo o advogado do diabo... não pode te dar problema ficar andando com esse carro uma vez que o inventário não foi finalizado e está no nome de outra pessoa? Ese por algum motivo o carro ter algum prejuízo na sua mão?
    Grande abraço!
    VVI

    ResponderExcluir
  3. Olá VVI! Na verdade, o carro é de minha mãe, só estava no nome de minha avó porque ela tinha problemas de visão graves e gozava de isenção fiscal. Os meus tios têm excelente relação com minha mãe, e não reivindicariam o bem. Meus irmãos também não. Mas obrigado por me alertar! O carro ficou tanto tempo exposto ao sol que queimou as lentes dos farois, dando um aspecto opaco, para você ter uma ideia.

    Mas obrigado pelo alerta!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Escreva o quer na telha

#018# - Curtinhas da semana. Susto com passagens aéreas. Rescaldo da festinha de aniversário. Impressões do Honda Fit. Ranking da finansfera. Renda Fixa.

    Caros amigos,                  De volta à labuta, com as curtinhas da semana.      Saiu o Ranking da Finansfera Dezembro/2021, do amigo ...

Mais visitados