sábado, 11 de dezembro de 2021

#002# - "Tenho 25 anos, de sonho e de sangue, e de Ámerica do Sul"...

  

         
                             Em 2017, o Brasil perdeu um de seus maiores compositores, na minha humilde opinião de bosta, autor de clássicos como "Paralelas", "Como nossos pais", "Todo sujo de batom", "Fotografia 3x4", "Mucuripe", "À palo seco" Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes ("um dos maiores nomes da música popular brasileira", brincava ele, em alusão a este nome de imperador) faleceu no Rio Grande do Sul, longe de familiares, endividado, escondendo-se dos credores e oficiais de justiça, caçado pela mídia. Como alguém que compôs belíssimas canções, tinha habilidades em várias áreas  (cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico, tradutor) pode ter um fim tão melancólico?

                               Várias hipóteses foram lançadas, pelo menos dois livros foram escritos desde então, mas eu gostaria de chamar atenção para um fato em particular: ele não soube administrar seu dinheiro

               Sim, meus amigos, minha mãe já dizia que "dinheiro não aceita desaforos". Independentemente de você ganhar 10, 20, 30 ou 100 mil reais, se não souber administrar suas finanças, controlar os gastos e o estilo de vida, fatalmente terá problemas sérios, que se estenderão ao casamento e à saúde (física e mental). 

                         No caso do Belchior, o país inteiro se perguntava por onde ele andava. Caso ele ressurgisse, certamente não faltaria público em seus shows, o que o ajudaria a equacionar as dívidas. Provavelmente, outras razões o fizeram escolher o isolamento, a introspecção. 

                              E o cidadão comum? De quais alternativas ele dispõe quando passa por dificuldades financeiras? Empréstimos a taxas aviltantes? Mais corda para se enforcar. 

                          É mister que ampliemos nosso potencial de ganhos, e que saibamos controlar os gastos. Só assim construiremos a sonhada independência financeira. Não sei se terei tempo para tal, já não tenho mais os vinte e cinco anos do cantor e poeta. E, quando me comparo aos meus pais, que nem tinham curso superior, porém aos 40 anos, já tinha bem mais riquezas acumuladas, chego à conclusão de que fracassei. Mas não desistirei.                        









                             

                                   


                                         







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o quer na telha

#018# - Curtinhas da semana. Susto com passagens aéreas. Rescaldo da festinha de aniversário. Impressões do Honda Fit. Ranking da finansfera. Renda Fixa.

    Caros amigos,                  De volta à labuta, com as curtinhas da semana.      Saiu o Ranking da Finansfera Dezembro/2021, do amigo ...

Mais visitados